quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Jornadas Europeias do Património | 26 e 27 de Setembro 2014



PROGRAMA

26 SETEMBRO | sexta-feira
18h30 – 19h30
Comunicação: “A Casa Malhoa na obra arquitectónica de Norte Júnior: entre o academicismo e a modernidade”
Daniela Simões (Fac. Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
O ano de 1904 destaca-se na carreira do arq. Norte Júnior pela concepção do projecto para a futura moradia-estúdio do pintor José Malhoa, Prémio Valmor 1905. Passados 110 anos da sua edificação, propõe-se uma releitura deste edifício, deslindando quais os aspectos de continuidade para com a tradição oitocentista, mas também quais os pontos de ruptura e modernidade nele presentes. Uma apresentação que pretende ser celebrativa, mas também evocativa do lugar de destaque da Casa Malhoa na historiografia da arte nacional.

27 SETEMBRO | sábado
15h00 – 15h30
Curtas-metragens animadas
Autores: alunos do 12.º ano do Colégio Valsassina
Dois filmes vencedores ex aequo na categoria de vídeo, ensino secundário, na 8.ª edição do Concurso “A minha escola adota um museu…”:
“Refúgio na praia” e “Uma noite no salão”

17h00 – 18h00
Comunicação: “Os Portugueses nas trincheiras aliadas da Grande Guerra”
Isabel Pestana Marques (Investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa)
Na I Guerra Mundial, a zona de trincheiras foi palco de reunião das tropas aliadas de múltiplas nacionalidades, unidas no combate ao inimigo comum: a Alemanha. A jovem República portuguesa enviou tropas para a Flandres onde viveram experiências únicas, reflexo de um desempenho pessoal, colectivo e do regime. A partir de algumas fotografias e missivas de guerra podemos conhecer essas experiências e compreender o seu contributo para o evoluir da campanha militar no palco europeu - documentos patrimoniais fundamentais à historiografia da I República e da Grande Guerra que mudou a história de Portugal e da Europa.

18h30 – 19h30
Leitura animada de excertos do livro de André Brun
Pedro Freitas (leitor/declamador)

Comunicação: “A malta das trincheiras”*
Francisco da Mata Pereira (Prof. de História da Escola Secundária Pedro Nunes | Investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa)
Comentários às jocosas notas escritas pelo Dr. Anastácio Gonçalves nas margens do seu exemplar do livro “A Malta das trincheiras”, de André Brun.



*Brun, André Major, A Malta das Trincheiras, Migalhas da Grande Guerra, 1917-1918, 2.ª ed. Ampliada, Guimarães Ed., Lisboa, 1919



Sem comentários: