segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Recital de Violino & Cravo | Adriana Alcaide Garcia, violino barrco | Miguel Jalôto, cravo





Programa

Johann Heinrich Schmelzer (1620/23-1680)
Sonata IV: [s/indicação] - Sarabanda - Adagio - Gigue - [s/indicação] - Allegro - [s/indicação] - Presto
Nuremberga, 1664. Sonatae unarum fidium seu a violino solo

Georg Muffat (1653-1704)
Sonata a violino solo: Adagio - Allegro - Adagio - Allegro - Adagio
Praga, 1677. Manuscrito no Musikarchiv Erzbischöfliche Schloss, Kremsier/Kromerizi

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Sonata 1 à cembalo [con]certato è violino solo BWV 1014: Adagio - Allegro - Andante - Allegro
Cöthen, ca.1718/1722. Vários manuscritos: J. S. Bach/G. H. L. Schwanberg/Johann Heinrich (1725/26); Johann Christoph Altnikol (sem data); anónimo (ca.1770)

---pausa---

Johann Jakob Froberger (1616-1667)
Tombeau fait à Paris sur la mort de Monsieur Blancrocher
lequel se joue fort lentement à la discrétion sans observer aucune mesure.
Paris, 1652. Manuscrito do Musikarchiv im Minoritenkonvent zu Wien

Georg Friedrich Händel (1685-1759)
Sonata a violino e basso HWV371: Affetuoso - Allegro - Larghetto - Allegro
Londres, ca.1749/50.

Johann Sebastian Bach
Sonata 6 à cembalo [con]certato è violino solo BWV 1019: Allegro - Largo - Allegro - Adagio - Allegro
Cöthen, ca.1718/1722; Leipzig, pós 1731. Vários manuscritos: J. S. Bach/G. H. L. Schwanberg/Johann Heinrich (1725/26); Johann Christoph Altnikol (sem data); anónimo (ca.1770)


Notas biográficas

Adriana Alcaide Garcia (violino barroco) é natural de Barcelona, onde iniciou os seus estudo musicais. Com uma Bolsa da "Generalitat de Catalunya" estuda Interpretação Historicamente Informada e Violino Barroco no Conservatório Real da Haia (Países Baixos) com Enrico Gatti e Pavlo Besnoziuk. Aí trabalha também com Elizabeth Walfish, Ton Koopman, Christina Pluhar, Lucy van Dael, Margaret Faultless, Ryo Terakado, Wilbert Hazelzet, Jaap ter Linden e Wieland Kuijken, entre outros. Entre 2000 e 2002 é membro da Orquestra Barroca da Comunidade Europeia (EUBO) sendo dirigida por Roy Goodman, Lars Ulrik Mortensen e Andrew Manze.

Apresenta-se com agrupamentos como Concerto Amsterdam, Berlin Baroque, Florilegium Musicum, Utrecht Baroque Consort e Capilla Peñaflorida. Actualmente trabalha com Le Tendre Amour, Ludovice Ensemble, Al Ayre Español e Orquesta Barroca de Sevilla, sob a direcção de Rinaldo Alessandrini, Martin Gester, Eduardo López Banzo, Monica Huggett, Jordi Savall, Andrea Marcon e Fabio Bonizzoni, entre outros. Gravou para as editoras Harmonia Mundi, Naïve, K617, Brilliant Classics e Verso. Interessada e apaixonada pela Musicoterapia, exerce também actividade neste campo, organizando e/ou colaborando com diferentes centros de ajuda. 

Fernando Miguel Jalôto (cravo) é natural de Vila Nova de Gaia. Concluiu os diplomas de Bachelor of Music e de Master of Music no Departamento de Música Antiga e Práticas Históricas de Interpretação do Conservatório Real da Haia (Países Baixos) estudando com Jacques Ogg. Frequentou Master-Classes com Gustav Leonhardt, Olivier Baumont, Ilton Wjuniski, Laurence Cummings e Ketil Haugsand. Estudou ainda órgão barroco, fortepiano e clavicórdio, tendo sido bolseiro do Centro Nacional de Cultura. Foi membro da Académie Baroque Européenne de Ambronay e da Academia belga MUSICA. É Mestre em Música pela Universidade de Aveiro e presentemente frequenta o programa de Doutoramento em Musicologia Histórica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


É co-fundador e director artístico do Ludovice Ensemble. Colabora regularmente com a Orquestra Barroca e o Coro da Casa da Música do Porto, e com grupos especializados internacionais, tais como Capilla Flamenca e Oltremontano (Bélgica); La Galanía e La Colombina (Espanha). Apresentou-se em vários festivais e concertos em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Reino Unido, República Checa, Áustria, Polónia, Bulgária e Japão. Toca regularmente com a Orquestra e o Coro Gulbenkian (Lisboa) e tocou com a Orquestra da Radiotelevisão Norueguesa, a Camerata Academica Salzburg, a Orquestra de Câmara da Sinfónica da Galiza e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Gravou para a Ramée/Outhere, Glossa, Anima e Corpo, Dynamic e Brilliant.

Sem comentários: