quinta-feira, 11 de março de 2010

Na Sombra das Colecções - Proveniências Europeias nas Reservas da Casa-Museu, 17 de Março, às 18h30




A exposição temporária que se apresenta na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves reúne um espólio de pinturas e peças de mobiliário, na sua quase totalidade de proveniência europeia, até ao momento guardadas em Reserva e longe do olhar do público. Algumas das obras de arte são expostas pela primeira vez e revelam nomes tão impressionantes como os de Jacob Jordaens (1593-1678), pintor flamengo, Eugène Delacroix, mestre da pintura romântica francesa, uma tábua da oficina veneziana dos Guardi, século XVIII, um óleo atribuído ao mestre do realismo Gustave Courbet (1819-1877) e um Eugène Boudin (1824-1898), percursor do Impressionismo, entre outras peças, assim como mobiliário inglês e holandês dos séculos XVII e XVIII.

Esta exposição apresenta um núcleo de peças na sua maioria desconhecida do público e da comunidade científica. Pretendemos, através desta mostra, gerar debate e estudo sobre segmentos da colecção nunca estudados.

Parte do acervo agora exposto ajuda a conhecer as preferências do coleccionador Dr. Anastácio Gonçalves em termos de pintura e mobiliário europeu e reforçam o conhecimento sobre esta figura no âmbito do estudo do Coleccionismo de Arte em Portugal no século XX.

1 comentário:

Celular disse...

O Celular Espião é um celular tão incrível e polêmico que foi proibido em alguns países da Europa e é novidade no Brasil.

O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
www.celularespiaobrasil.com