segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A Aprendizagem do Mestre: desenhos e aguarelas de Silva Porto




De meu saudoso Avô, aguarela infantil (10 anos) António Carvalho da Silva Porto, Dora da Anunciação da Silva Porto

É esta inscrição, manuscrita pela neta de Silva Porto no passe-partout de uma aguarela a ele atribuída, que serve de baliza cronológica inicial (1860) a esta exposição de trabalhos inéditos, dos tempos de juventude e de aprendizagem, realizados por aquele que mais tarde foi apelidado pelos seus pares como “divino mestre”.

O espólio apresentado aqui, pela primeira vez, faz parte de um conjunto mais alargado de objectos, incorporados nas colecções da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, através da aquisição em 1986, à sua neta Dora Silva Porto.

Entre os diversos desenhos e aguarelas todos não datados, encontram-se outras peças, produzidas por volta de 1863, trabalhos de menino, coisas de brincar, como minúsculos barcos, cestos e piões que o já promissor artista esculpia com destreza em caroços de frutos e pedaços de madeira. Serão obras pueris, mas já possuidoras de um traço predestinador de um desígnio maior.


O conjunto de desenhos e aguarelas aqui apresentado, denota já a principal preocupação de Silva Porto: a captação da atmosfera luminosa e o contorno das figuras diluindo-se vagamente nas intensidades extremas da luz do dia – amanhecer e entardecer - , tomando a paisagem natural como motivo.

Sem comentários: