quarta-feira, 26 de abril de 2017

Visitas orientadas à exposição temporária "Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna e conversa no Atelier | 4.ª conversa - 27 ABR



conversas na paisagem 2017
18:00 visitas orientadas à exposição temporária “Fórmulas Naturalistas da Pintura Moderna”
18:40-19:20 conversas

27 ABR o tema da paisagem na filosofia e nas colecções
Adriana Veríssimo Serrão
Qual o contributo da Filosofia para a compreensão das paisagens (reais, representadas ou idealizadas)? Como distinguir a pluralidade empírica das paisagens da unidade conceptual Paisagem? Que relações estabelece a categoria Paisagem com outras categorias denominativas da totalidade: Natureza, Cosmos, Mundo?
São  questões que servirão de mote a esta Conversa.

Professora associada com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido a sua investigação nas áreas da Estética e da Antropologia Filosófica, e em temas de Estética da Natureza e Filosofia da Paisagem. Investigadora‑responsável do projecto “Filosofia e Arquitectura da Paisagem”, coordena o Grupo de Filosofia da Paisagem no Centro de Filosofia  da Universidade de Lisboa

Ana Mântua
Enquanto coleccionador de pintura, António Anastácio Gonçalves procurou um século XIX essencialmente naturalista, com criações dos pensionistas do Estado que regressavam do estrangeiro em finais da década de 70 e que marcavam uma renovação da arte portuguesa. De igual modo, as aquisições que realizou de pintura europeia manifestam visões cenográficas da natureza, matriz dos interesses do colecionador na sua atenção continuada pela pintura de ar livre, maioritariamente rural.

Licenciada em História-Variante de História da Arte e com uma pós-graduação em Arte, Património e Restauro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Ana Anjos Mântua é, desde Maio de 2013, Coordenadora da Casa-Museu Anastácio Gonçalves. Tem vindo a proferir conferências e a publicar artigos nas áreas patrimoniais e colecionismo.


Sem comentários: