Ângela Ferraz é licenciada
em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar. Entre 2001
e 2011 exerceu funções nos Serviços de Museologia da Câmara Municipal de Tomar.
Em 2009 concluiu o mestrado em Museologia e Património na Universidade NOVA de
Lisboa. Desde 2011 desenvolve investigação de doutoramento, no Departamento de
Conservação e Restauro da Universidade NOVA de Lisboa, dedicada aos materiais e
técnicas da pintura a óleo em Portugal (1836 e 1914).
No melhor pano cai a
tinta: suportes da pintura a óleo em Portugal no final do século XIX e início
do século XX
O pintor Silva Porto
(1850-1893) num caderno de apontamentos, atualmente pertencente ao acervo da
CMAG, escreveu algumas indicações sobre o modo de preparar as telas para pintar
a óleo. Partindo deste texto, nesta comunicação pretende-se explorar o tema dos
suportes da pintura (tela, madeira e cartão). Apresentar-se-ão as
características destes materiais, a sua preparação, a sua disponibilidade no
comércio e o seu uso por pintores portugueses no final do século XIX e início
do século XX.
Sem comentários:
Enviar um comentário