quarta-feira, 21 de abril de 2021

Newsletter ABRIL 2021






BREVE ENCONTRO

“Praia das Maçãs (estudo)”
José Malhoa


21 e 28 ABRIL | 13H30

Retomamos, agora, o ciclo “Breve Encontro”, uma conversa em torno de obras em exposição na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves.
Associamo-nos assim com este programa, no mês de abril, à comemoração dos 166 anos do nascimento de José Malhoa que celebramos a 28 de abril.


Praia das Maçãs (estudo)
José Malhoa
Óleo sobre madeira
1919
Inv.: CMAG 923
© DGPC / José Pessoa, 2002
 
Entrada livre | Número máximo de pessoas 5* | Obrigatório o uso de máscara
Visita orientada por Luís Nascimento

*(sujeito a marcação para divulgacao@cmag.dgpc.pt ou 21 354 08 23)

 
Dia internacional dos Monumentos e Sítios
 


Visita no exterior da CMAG
18 abril | 
11H30
 
A Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves participa na Programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, dia 18 de Abril, este ano sob o tema:  PASSADOS COMPLEXOS: FUTUROS DIVERSOS.
Propomos uma visita à Casa Atelier de José Malhoa ou Casa Pro-Arte, inaugurada em 1904.
Trata-se de uma obra arquitetónica pioneira no contexto da urbanização do Bairro das Avenidas Novas, um projeto do arquiteto Manuel Norte Júnior (1878-1962), vencedor do Prémio Valmor em 1905.


 
Participação gratuita | Número máximo de pessoas 10* 
Obrigatório o uso de máscara


Visita orientada por Daniela Simões e Luís Nascimento
Organização: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves


*(sujeito a marcação para divulgacao@cmag.dgpc.pt ou 21 354 08 23)
 
Uma proposta de visita durante o mês de abril
 
Descobrir o Dragão nas peças de Porcelana
em exposição na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Durante este mês de abril sugerimos aos nossos visitantes a descoberta da iconografia do Dragão, um dos quatro animais sobrenaturais presente nos motivos ornamentais da coleção de porcelana da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Como exemplo, sugerimos a leitura atenta de uma Taça da Dinastia Ming da 1ª metade do séc. XVI, onde se destaca como principal elemento decorativo o Dragão que simboliza a Primavera, sinónimo de fertilidade que, ao estar representado com 5 garras, é também o emblema do poder imperial chinês.
 
Taça
Dinastia Ming 1ª metade Século XVI
Porcelana branca decorada a azul cobalto sob vidrado
Inv.: CMAG 5
© DGPC / José Pessoa, 1995
 
A CMAG FORA DO LUGAR

Cedência da obra para a exposição
“No Reino Das Nuvens: os Artistas e a Invenção de Sintra”

 
Anastácio Gonçalves afirmava em entrevista ao Diário Popular a 4 de janeiro de 1956:
“Coleccionar é um vício, colecionar quadros e móveis é, ainda por cima, um vício caro. O que vale é que é um vício de que sempre fica qualquer coisa”
É esta a vontade de Anastácio Gonçalves cumprida ao fazer a doação de tudo o que colecionou: mobiliário português e europeu dos séculos XVII-XIX, um acervo úníco de pintura naturalista portuguesa (séculos XIX-XX) e uma coleção de porcelana chinesa de projeção internacional.
A sua coleção testemunha uma vida apaixonada e elege um património que hoje nos é dado fruir. O colecionador garante um inestimável contributo para o desenvolvimento e para a criação cultural e a Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves coloca-se hoje ao serviço do bem comum, no respeito pela vontade do colecionador pois, “sempre fica qualquer coisa”...

 
Caminho da Mata (Sintra)
Tomás José Anunciação (1818 - 1879)
Óleo sobre tela (assinado e datado)
1865
Inv.: CMAG 856
© DGPC / José Pessoa, 2001
 
O Colecionador
 
                                                    Retrato do Dr. Anastácio Gonçalves
                                                    José Malhoa (1855-1933)
                                                    Óleo sobre tela
                                                    1932
                                                    Inv.: CMAG 924
                                                    © DGPC/ADF/José Pessoa, 2000


 
A Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves associa-se às Comemorações dos 25 Anos da Classificação pela UNESCO de “Sintra como Paisagem Cultural da Humanidade”, com a cedência de quatro obras da sua coleção para a exposição “No Reino das Nuvens: os Artistas e a Invenção de Sintra” que estará patente no Museu das Artes de Sintra (MU.SA.) de 14 de maio a 17 de outubro de 2021.
As obras escolhidas da nossa coleção para integrar a referida mostra espelham bem o entusiasmo e a sedução que as paisagens de Sintra exerceram sobre os artistas do século XIX, como: Tomás da Anunciação “Caminho da Mata (Sintra)”, 1865; Manuel de Macedo “Carvalho” (séc. XIX (?)”; Silva Porto “Paisagem com Castelo da Pena”, 1879-1881” e de José Malhoa “Praia das Maçãs (Estudo)” 1919.

 
Novo sistema de bilhética on-line
de Museus, Monumentos e Palácios Nacionais

 

Assinalando a reabertura dos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais, foi disponibilizado pela DGPC o novo sistema de bilhética on-line, sendo agora possível a aquisição de bilhetes para a CMAG de forma mais fácil e segura.
Se quiser visitar a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves ou outro dos Museus, Monumentos e Palácios, pode aceder à Bilheteira on-line em: https://bilheteira.patrimoniocultural.pt/

 
CMAG garante a todos os seus visitantes o cumprimento das normas estabelecidas pela Direção-Geral de Saúde
 
 
Os Museus, Palácios e Monumentos nacionais associaram-se à campanha do Turismo de Portugal de atribuição de selo “Clean & Safe”.
Esta campanha foi criada como forma de reconhecer as empresas e organismos com interesse para o setor do Turismo que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde evitando a contaminação dos espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus) e assim incentivar a retoma do setor do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos.
Esta medida, dinamizada pelo Turismo de Portugal, conta agora com a garantia que os Museus, Palácios e Monumentos nacionais cumprem todos os requisitos definidos pela DGS.
Sobre a CMAG
InstagramInstagram
FacebookFacebook
WebsiteWebsite


 
 
   
 
 
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista.

Quer alterar a forma como recebe estes e-mails?
Pode atualizar as suas preferências ou pedir para removermos o seu contato da nossa lista.

Sem comentários: