terça-feira, 28 de outubro de 2008

Concertos Abertos | Antena 2

Concertos Abertos Antena 2
Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves
7 de Novembro – 19:00h
Expressoriente duo e Kunico Tatekawa
D. Bogdanovic Seis miniaturas *
Yatsuhashi Kengyou Rockudan *
Kazuo Fukushima Mey *
Karsten brustad If Night´s Dawn Imposed all (I.N.D.I.A.) **
D. Bogdanovic Ricercar **
D. Bogdanovic And Yet ***
Ravi Shankar L´aube Enchantée **


* solo
** duo
*** trio
Expressorienteduo Carlos Lima guitarra José Gil Magalhães flauta
Kunico Tatekawa koto
Fundado em 2006 no âmbito do ciclo de guitarra de Guimarães, o duo é composto pelo guitarrista Carlos Lima e pelo flautista José Gil Magalhães.
Do seu repertório inovador e pouco comum constam peças originais, transcrições e arranjos de diversas formas musicais do oriente, cujo universo sonoro sintetiza as tradições musicais do ocidente e oriente.
Os concertos são intercalados com performances a solo e em duo, oferecendo ao público a experiência da descoberta dos instrumentos em todo o seu potencial, inclusivamente alguns tradicionais como por exemplo a sitar (índia).
KUNIKO TATEKAWA
Iniciou o estudo de koto aos dez anos de idade com a prof. Shokei shara no instituto de Ikuta (kin-ci kai) paralelamente ao estudo de violoncelo.
Prosseguiu posteriormente a sua formação na escola superior de música e artes Hamamatsu Eroshima de Shizuoka com a prof. Yukino Sakashita .
Obteve prémios nas 24, 25, 26 edições de competição musical para estudantes de música de shizuoka. Realizou concertos um pouco por todo o Japão e Budapeste, no Palácio de Arte nacional e na “List Ferenc Academy of Music” onde concluiu recentemente uma pós graduação como violoncelista, após ter sido admitida
com a mais alta classificação.
CARLOS LIMA
Carlos Lima nasceu em Braga em 1970.
Iniciou os seus estudos musicais aos 17 anos de idade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga, onde concluiu o curso complementar de Guitarra. Prosseguiu posteriormente a sua formação, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, na classe do professor José Pina, obtendo o grau de licenciado em guitarra clássica.
Entre o ano de 1995 e 1999 estudou guitarra jazz e improvisação na Escola de Jazz do Porto com o guitarrista Aires Silva. Formou o Quarteto AquiJazz com Pedro Junqueira Maia, actual director do Atelier de Composição, gravando uma demo que foi aclamada pelos media como jovens talentos, no programa de jazz da RUM de José Carlos Santos, director artístico do festival Braga\Jazz. Na área da improvisação\ jazz participou em Workshops com Phil Marcovitz, Zé Eduardo e o Quarteto Norte-americano Unpredictable Nature.
Como concertista tem-se apresentado em público a solo e em formações de câmara em vários pontos do País, tais como: Centro Cultural de Belém, Teatro Gil Vicente em Coimbra, Encontros de Guitarra do Porto, bem como na Galiza.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Beto Davezac, David Russel, Aldo Rodrigues, José Pina etc.
No ano de 2006 e 2007 foi Director Artístico do “Guitarra.com”, ciclo de Guitarra de Guimarães, projecto agraciado com o apoio do Ministério da Cultura. Nessa senda, foi responsável pela edição de uma colecção nacional de música contemporânea para guitarra, cujo conteúdo teve estreia no museu Alberto Sampaio em Guimarães, no âmbito do programa internacional Noites dos Museus, com a presença da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima e varias referencias da composição em Portugal, como o compositor Cândido Lima, Fernando Lapa etc..
Em 2007 estreou em Portugal o Ballet Poema “Crow” de Dusan Bogdanovic, no grande auditório da UM em Guimarães, em parceria com o centro de dança Arte Total.
Paralelamente á sua actividade artística, desenvolve uma componente pedagógica, com docência na Academia de Música José Atalaya em Fafe e Valentim Moreira de Sá em Guimarães.
GIL MAGALHÃES
Gil Magalhães nasceu no Porto em 1974, tendo iniciado os estudos musicais com o seu pai.
Aos 13 anos, ingressou no Conservatório de Música do Porto concluindo três anos mais tarde o curso de flauta na classe do professor Olavo Barros. Prosseguiu os seus estudos com os professores, Wendy Quinlan e Master-classes com Auréle Nicolet, Jorge Caryevchi e Sabina Laurain.
É licenciado em flauta transversal na classe do professor Eduardo Lucena, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, tendo concluído a sua licenciatura com elevada classificação.
Vencedor nas edições de1988 e 1990 do 1º-Prémio Regional nos concursos da Juventude Musical Portuguesa, obteve também o 1º-lugar nos concursos para a Orquestra Sinfónica da Juventude Luso-Francesa, Orquestra Portuguesa da Juventude, Orquestra Sinfónica das Escolas de Música em 1993 e Orquestra Regional do Norte em 1994.
Foi flautista convidado na Régie Sinfonia – Orquestra do Porto, na temporada de 1993 e colaborou com outras formações orquestrais e camerísticas tais como a Orquestra Konsonância, Sinfonieta da E.S.M.AE. e Quinteto de Sopros do Porto.
De 1994 até 2004 foi flautista da Orquestra do Norte, sendo 1º-flauta solista “A” desde 1998. Trabalhou com maestros de nível mundial tais como: Kristof Penderecky, Enrique Bátiz, Leo Brower, Roland Mélia, James Tuglle e interpretes como: Patricia Kopachinskaya, Eduardo Isaac, Duo Assad, Michel Lethiec, José Carreras, Andrea Bocelli, Scorpions, Rui Veloso, Luis Represas, Rao Kiao, entre outros.
Gravou para a R.T.P, SIC, Antena 2, bem como na diversa discografia da Orquestra do Norte.
Em Dezembro de 2003 recebeu o convite para integrar a Orquestra Sinfónica do Estado do México, na qualidade de flautista co-principal, pelo Maestro Enrique Batiz na temporada 2004. Como solista interpretou o Concerto de Flauta e Orquestra de J.Ibert com o maestro J. F. Lobo (1999 e 2002) e o Concerto para Flauta e Orquestra de C.Reinecke com o maestro Roland Mélia (2001), com a Orquestra do Norte, em diversas localidades do país.
É professor da classe de flauta transversal, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães e integra o corpo docente do Instituto Superior de Estudos Piaget de Mirandela. Paralelamente tem orientado “Master –classes” e acções de formação de flauta transversal por todo o País.
Actualmente é instrumentista Fundador do quinteto de Sopros 5 Ventos.

Sem comentários: