quinta-feira, 13 de novembro de 2008

20 de Novembro - a marcar na agenda


Os anos de Exílio da Rainha D. Amélia
Colecção Rémi Fénérol
20 de Novembro de 2008 a 30 de Abril de 2009

A história da que é hoje a Colecção Rémi Fénérol começou como um acto único de preservação da memória da Rainha D. Amélia por parte daqueles que a serviram ao longo de anos, por vezes mais do que uma geração, quer em Portugal quer nos anos de exílio no Reino Unido e em França. O espólio não reclamado por nenhum dos familiares mais próximos de D. Amélia, após a sua morte, em 1951, em grande parte porque não contemplado em testamento, assim como os muitos objectos que a rainha generosamente ofereceu aos seus empregados durante anos, foi guardado nos sótãos dos Girard-Souza-Moreau, dos Jouve e de outros para quem as peças provenientes da Rainha eram relíquias a guardar.

O actual Coleccionador, Rémi Fénérol, começou por reunir tudo aquilo que dissesse respeito a D. Amélia, que para além de ser bisneta do rei Luís Filipe de Orléans era rainha. Começava assim a actual Colecção. Ao longo dos anos foram sendo acrescentadas peças provenientes de espólios de outros antigos servidores, comprados directamente a estes ou aos seus familiares, bem como objectos oriundos de leilões de familiares da rainha que haviam recebido peças em herança.

Os objectos que agora se apresentam são uma pequena selecção de uma colecção maior que reúne os mais variados tipos de obras: vestuário, pequenos objectos de colecção, pintura, fotografia, livros, documentos e parte dos diários da Rainha.

José Alberto Ribeiro,
Director da Casa-Museu

Dr. Anastácio Gonçalves


3 comentários:

Maria Menezes disse...

Bonita homenagem à nossa última Rainha de Portugal! Bem haja!

rodrigo disse...

Adorei a exposição:
Tudo contextualizado e mt perceptível, parabéns a todos os funcionários da CMAG pelo trabalho e simpatia.

David disse...

Muitos parabéns pela exposição e pelo catálogo!