Comunicação em museus: como e com quem?
Sessão 1
Museus para, sobre e com as pessoas
O desenvolvimento da relação dos museus com as pessoas
Sessão 2
Participação cultural
Formas e motivos de participação; implicações e desafios para os museus
Sessão 3
Como é que os museus comunicam?
As formas como as diferentes especialidades dentro do museu contribuem para a comunicação com as pessoas
Sessão 4
Questões de acesso
Linguagem acessível nos vários suportes de comunicação
Sessão 5
Questões de acesso
O design gráfico como facilitador da comunicação
Sessão 6
Plano de comunicação
Análise interna e externa
Sessão 7
Plano de comunicação
Marketing mix
Sessão 8
As redes sociais
O uso eficiente de uma ferramenta de socialização e de comunicação
Nota biográfica | Maria Vlachou
Museóloga, especialista em gestão e comunicação cultural.
Fellow no Summer International Fellowship Program em Arts Management do Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, EUA; 2011-2013); Mestre em Museologia (University College London,1994); Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, Grécia, 1992).
Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006).
Membro dos Corpos Gerentes do ICOM Portugal desde 2005 e editora do boletim trimestral Informação ICOM.PT. Membro fundador do GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus. Como membro do ICOM e do GAM, tem organizado várias conferências e seminários sobre comunicação e acessibilidade. É frequentemente convidada para dar formação em comunicação cultural.
É a coordenadora geral do primeiro estudo em Portugal sobre museus e público sénior, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e promovido pelo GAM, em parceria com o ICOM. Em 2011-2012 foi correspondente nacional em Portugal do European Museum Forum, que atribui todos os anos o European Museum of the Year Award.
Autora do blog bilingue Musing on Culture, onde escreve sobre cultura, as artes, museus, gestão cultural, marketing e comunicação, públicos.
80€ Público em geral | 65€ Profissionais de museus, estudantes, membros do GACMAG e do GAM
O pagamento da inscrição poderá ser feito em numerário ou cheque na Recepção da Casa-Museu, ou através de transferência bancária para o NIB 003503260000454903023
O pagamento da inscrição poderá ser feito em numerário ou cheque na Recepção da Casa-Museu, ou através de transferência bancária para o NIB 003503260000454903023
Sem comentários:
Enviar um comentário